Mas eu tenho um tutorial novo e esse eu nunca vi na internet em lugar algum. É um tutorial para usuários mais avançados do blender mas já vi vários usuários procurando isso nos foruns pelo mundo todo.
Se você é usuário do blender há algum tempo deve saber que ele possui um poderoso sistema de simulação de tecido, aqui um exemplo do vestido da Beatris, minha personagem:
E se você também já tentou fazer um curta, já deve ter tentado colocar personagens dentro das cenas com a opção de link ao invés de append. Essa opção permite que todo o personagem fique referenciado ao arquivo de origem e não seja permitido fazer alterações permanentes no arquivo da cena. Isso permite uma melhor organização e minimização de trabalho pois você só precisa editar o arquivo de origem e todas as alterações nele feitas são propagadas para os arquivos que utilizam o link.
Aqui o diretor do projeto durian explica como funciona esse processo:
http://www.sintel.org/news/library-linking-asset-management/
E para eles fazerem alterações nos personagens dentro dos arquivos da cena, precisa se fazer uso de "python scripts". E para aprender no geral como fazer isso eu usei esse vídeo que o Pablo Vazquez fez depois de eu ter escrito um email para ele:
Então sem mais delongas aqui está o link para o meu tutorial e os arquivos .blend que desenvolvi para os estudos de vocês. Vão ver que apesar de muito escondido é relativamente simples de se fazer, especialmente para quem já domina alguma lingua de programação.
The english version is almost ready. Keep on touch with the donwload link.
ResponderExcluirThe english version is online now. download on the same link. ^^
ResponderExcluirA versão português foi corrigida, por favor baixem a última versão.