Tutorial de Simulações de Tecido em Personagens Linkados

Bom gente, como se não bastasse os problemas no render, mais problemas na hora de confeccionar o poster do Ed-209, então ainda não está pronto, assim que estiver eu posto as fotos para vocês.

Mas eu tenho um tutorial novo e esse eu nunca vi na internet em lugar algum. É um tutorial para usuários mais avançados do blender mas já vi vários usuários procurando isso nos foruns pelo mundo todo.
Se você é usuário do blender há algum tempo deve saber que ele possui um poderoso sistema de simulação de tecido, aqui um exemplo do vestido da Beatris, minha personagem:


E se você também já tentou fazer um curta, já deve ter tentado colocar personagens dentro das cenas com a opção de link ao invés de append. Essa opção permite que todo o personagem fique referenciado ao arquivo de origem e não seja permitido fazer alterações permanentes no arquivo da cena. Isso permite uma melhor organização e minimização de trabalho pois você só precisa editar o arquivo de origem e todas as alterações nele feitas são propagadas para os arquivos que utilizam o link.
Aqui o diretor do projeto durian explica como funciona esse processo:





http://www.sintel.org/news/library-linking-asset-management/

E para eles fazerem alterações nos personagens dentro dos arquivos da cena, precisa se fazer uso de "python scripts". E para aprender no geral como fazer isso eu usei esse vídeo que o Pablo Vazquez fez depois de eu ter escrito um email para ele:


Então sem mais delongas aqui está o link para o meu tutorial e os arquivos .blend que desenvolvi para os estudos de vocês. Vão ver que apesar de muito escondido é relativamente simples de se fazer, especialmente para quem já domina alguma lingua de programação.


Postagens mais visitadas